Páginas

quarta-feira, 25 de março de 2009

História de Apuiarés


O Município de Apuiarés é localizado na Mesorregião do Médio Curu. Suas raízes datam do Século XIX, com a denominação de Arraial do Jacu. Criou-se o distrito de Paz consoante Lei no. 1153, de 24 de novembro de 1864, já existindo na oportunidade considerável número de habitantes.

Seus primitivos habitantes foram os índios Apuiarés, tapuias que habitavam a faixa de transição litorânea ao longo do rio Curu e eram tidos como indomáveis, infensos ao trato com os brancos e até mesmo como outras nações vizinhas.

m 1911, Arraial do Jacu figurava como distrito de Pentecoste na Divisão Administrativa do Brasil. Em 1946 ganhou a denominação atual, APUIARÉS (raiz com sabor de frutas). No dia 02 de fevereiro de 1946, passou a ser Paróquia de São Sebastião pelo decreto Nº 32. Assinado por Dom Antônio de Almeida Lustosa e seu primeiro pároco foi Antonio da Silveira Paixão.

Na época em que foi elevado a distrito o Arraial já possuía a sua capela, tendo como patrono são Sebastião e como assistente religioso o Padre Manuel Ribeiro, sendo a mesma filial da Matriz de Canindé.

O Paroquiato foi criado em 2 de Fevereiro de 1946, envolvendo as Freguesias de General Sampaio e Tejuçuoca.

Com a criação do Distrito de Pentecoste, em 1869, o Arraial do Jacu perdeu os seus privilégios distritais, vindo a recuperá-los em menos de um ano após o fato (Lei 1.330, de 10 de Outubro de 1870).

Em 1956, com a Lei Nº 3.338, de 19 de maio, veio, juntamente com o distrito de General Sampaio, formar o Município deste mesmo nome, vindo a emancipar-se em seguida, com o nome atual, de acordo com a Lei no. 3.529, de 25 de janeiro de 1957, ocorrendo sua instalação a 1º. de Março do mesmo ano.

Fonte: http://www.apuiares.ce.gov.br/

Um comentário:

  1. COMPANHEIRO DO EPC-Como eu teria acesso a informação de que os índios Apuiarejs,habitaram
    no passado a nossa região.A que sabemos esta nação
    indígena migrou na direção do Siará há época das
    capitanias hereditárias e jamais ocorreu a comprovação de que êles estiveram em nossos sertões de Canindé.Eram estes silvícolas da Capitania do Maranhão e será muito interessante haver este esclarecimento.O topônimo Apuiarés foi dado ao nosso lugar por obra e graça do Padre Paixão o primeiro que geriu os destinos da Paróquia de São Sebastião.Esta decisão foi atribuída ao vilarejo após uma consulta que foi feita ao povo da comunidade mas não ocorreu no
    momento a razão pels qual o designativo passou
    a ser APUIARÉS.Será de bom grato que a dúvida seja esclarecida,aja visto que tem muita gente
    fazendo cortesia com o chapéu alheio o que não é bom,a verdade é mais adequada.

    ResponderExcluir